La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



Você já fez sua Panilha de Metas Hoje?


Você fez a sua listinha hoje? Calma... Eu explico. Quem me acompanha lá no face, sabe que eu estou querendo mudar um pouco o foco dos posts, e tenho pensando bastante em começar a falar sobre mercado profissional.
Como vocês sabem, sou jornalista de formação, mas comecei este ano a fazer MBA, e lá na faculdade à gente tem que cumprir algumas matérias de Administração até começar de fato a especialização. 


Porque estou falando tudo isso? Quando cheguei no primeiro dia de aula não tinha quase nenhuma intimidade com as matérias, que costumam ser bem diferentes, das que a gente tinha na faculdade de comunicação, a única matéria que eu tinha mais intimidade era Recursos Humanos e Marketing. 6 meses de passaram e meu "pânico" e sensação de peixe fora d´água passou. Estou adorando o curso e aprendendo várias coisas importantes que a gente pode (e deve) aplicar em todas as áreas.

Até agora, a mais importante, pelo menos para mim. foi à importância de planejar e organizar as nossas metas, inclusive tivemos uma matéria inteira para isso chamada: Gestão de Competências e Planejamento de Carreira. 


O que eu aprendi nas aulas é que a gente pode levar esses ensinamentos tanto para nossa vida pessoal, quanto profissional. E uma maneira bem simples de fazer isso é montando a nossa própria planilha

Quem não é muito chegada ao Excel, pode fazer a sua em uma cartolina, em um papel grande, em uma lousa ou como preferir o importante é que ela fique em um lugar ou você possa consulta-la sempre.




Porque fazer a sua:
- Você visualiza aquilo que você deseja: Pode parecer obvio, e até é-, mas muitas vezes desperdiçamos os nossos desejos, pelo simples fato de não sabermos ao certo o que queremos exemplo: Quero o emprego do dos sonhos. Mas Qual? Onde? Como? Por que? Comece fazendo essas perguntas.

-Sendo assim, você consegue saber com muito mais precisão onde quer chegar e como fazer para isso.
A gente nunca vai a algum lugar desconhecido, sem um mapa, não? A ideia é mais ou menos a mesma.

- Você se compromete com você! Mas principalmente com ações concretas e objetivos finais. Exemplo: Decidi fazer meu MBA para isso tive que pesquisar a faculdade, fazer a matrícula, escolher o curso, terei provas e trabalhos justamente visualizando daqui a 6 meses a minha conclusão e mais este título no meu currículo. 
Se eu simplesmente inventasse de fazer "um curso", sem um prazo definido, seria bem mais fácil desrespeita-lo não é verdade?
Por isso fiz de cabeça mesmo meu planejamento:  exemplo: terei 10 para decidir a faculdade, 3 dias para definir a especialização, 2 dias para compra de material e separar os documentos para matrícula e no dia marcado começar as aulas. 

Esse é um pensamento que funciona em QUAL-QUER meta ou objetivo
Trace seu passo a passo e, ainda que você esteja de olho no esteio final, viva um dia por vez com foco e perseverança. 

Atenção!
Para uma planilha de metas bem eficiente, não se esqueça de escrever itens bem específicos, datas definidas, número e objetivos concretos.  

YES YOU CAN!!

Xoxo
Pris 

4 comentários:

  1. tenho tantas planilhas e nunca pensei em fazer uma de metas. adorei a ideia. ótima pra colocarmos em prática agora no ano novo né?


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Priscila, acho válido você compartilhar seus conhecimentos e experiência.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia, tô precisando mesmo!
    Eu costumo anotar coisas que quero comprar,
    mas nunca pensei em anotar objetivos e planos,
    vou tentar! Beeijo
    Apenas um Hobbie

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua dica, tudo na vida requer planejamento e organização.
    big beijos

    ResponderExcluir